quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

SISTEMA DE PROTEÇÃO DO CRISTÃO


SISTEMA DE PROTEÇÃO DO CRISTÃO
Em todos os esportes, os competidores vão a um campeonato em busca sempre de dar o seu melhor e com o objetivo de ser campeão. Certas vezes encaram o campeonato como uma guerra literalmente. Interessante é que em todos os esportes os atletas utilizam roupas especiais para enfrentar as disputas, inclusive situações intensas de adversidades.
Chamaria estas roupas especiais “sistema de proteção”. O “sistemas de proteção” dos pilotos de formula 1, por exemplo, custa 25 mil reais. Ele possui capacete à prova de bala, o que salvou o piloto Felipe Massa, luvas, calça, macacão, hans, sapatilha, meias, blusas. Todo esse material possui a vantagem de agüentar 12 segundos de incêndio, o que na formula 1 é muito tempo para apagar o fogo.
E nós, cristãos e atletas de cristo, temos algum “sistema de proteção” para enfrentarmos em nossa guerra? Graças a Deus que sim. “Sistema de proteção” é como designa o dicionário Houaiss a palavra armadura.
E Deus nos deixou uma armadura potente e forte para vencermos neste grande conflito (Daniel 10:1). Esta armadura está descrita na epístola de Paulo aos Efésios no capítulo 6 do versículo 10 ao 18.(Para entender melhor o texto vamos abrir a Palavra de Deus)
Quando Paulo escreveu Efésios ele estava em prisão domiciliar e sempre tinha um soldado romano ali de dia e de noite para evitar que ele escapasse. Podemos até imaginar Paulo escrevendo a epístola e quando ele olhava para cima contemplava a armadura do soldado. E ele menciona parte por parte da armadura do soldado romano, traduzindo-a em termos cristãos.
Vamos a elas:
Primeiramente devemos nos fortalecer no Senhor, vs. 10. João 15:5 nos diz que sem Jesus nada podemos fazer e Paulo afirma que podemos tudo em Jesus. São três as expressões que nos convida a termos forças em seu poder (fortalecidos, força e poder).
Nota-se que esta leitura nos diz muito sobre a vida cristã prática. E o andar do cristão foi descrito como uma batalha, um conflito mortal no qual ele está alistado contra o poder de Satanás e suas hostes.
E nessa caminhada temos que nos esforçar para não correr em vão, nem se esforçar inutilmente como diz Paulo em Fl 2:16.
Aqui encontramos o motivo porque precisamos de toda a armadura de Deus Vs. 12 diz: “Por que a nossa luta não é contra o sangue nem carne, e sim contra os principados e potestades…”
Vs. 13 – Para que possais resistir. Vs. 14 Estais, pois, firmes. Observe que a passagem fala de ambos, resistir e estar firme. O primeiro é a capacidade de vencer a luta, manter a posição; o último mostra o resultado do conflito.
Vs. 14 – “Cingindo-vos com a verdade” – pode-se ler também “preso a cinta”. Devemos estar presos a verdade, pois a mentira é uma das mais poderosas armas de Satanás. Com a verdade o cristão se move livre e rapidamente porque em qualquer situação conhece a verdade.
No mesmo versículo vem outra parte da armadura que é a “couraça da justiça”.
A couraça é uma armadura feita de metal ou couro, e era usada por soldados sobre o peito e as costas para protegê-los de golpes dos inimigos. Quando o homem está revestido da justiça é inexpugnável (invencível, resiste a qualquer investida). Saiba que se você for atacado por algum amigo no trabalho, na faculdade, na escola, enfim, em qualquer lugar que você sofrer um ataque, se você estiver revestido com a couraça da justiça jamais será derrotado contra as investidas do inimigo.
Vs. 15 – “Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz” – Devidamente calçado podemos enfrentar qualquer terreno e obstáculos que estejam em nossos caminhos. E também é um sinal que o cristão está preparado para a marcha e está sempre disposto a comunicar a boa notícia de Cristo aos que não conhecem.
Vs. 16 – o 4º elemento da armadura, “o escudo da fé”. Durante todo período da história o inimigo de Deus sempre lançou dardos de fogo contra as verdades absolutas que estão na Palavra de Deus. E quem não esteve preparado com o escudo da fé, foi atingido fortemente no coração e parou de circular as verdades pelas suas veias. Exemplos: (Dualismo, Trindade, Sábado, etc.)
Vs. 17 – “Capacete da salvação” Quem salva é Jesus. Numa guerra o soldado jamais pode tirar o seu capacete. Bem assim precisa ser os cristãos em toda a sua caminhada, sem tirar o capacete, sempre com Jesus em nossa cabeça, sendo o nosso foco.
“A espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” A única arma ofensiva do crente é a palavra de Deus. Ela é comparada com a espada romana, curta e desenhada para o combate corpo-a-corpo. A palavra de Deus é uma arma que se usa ao mesmo tempo para a defesa e para o ataque. A palavra de Deus é a arma para nos defender contra o pecado e para atacar e vencer o pecado do mundo. (como Jesus usava as escrituras (MT 4:1-11; LC 4:1-13)
Os cavaleiros de Cromwell lutavam com a espada numa mão e a Bíblia na outra. Jamais poderemos derrotar os inimigos de Deus ou ganhar as batalhas divinas sem o Livro divino.
E por fim a 7ª parte (perfeição) da armadura do cristão, a oração. É a respiração da alma, o meio de nos comunicarmos com o nosso Pai do Céu.
Ela precisa ser CONSTANTE, INTENSA e SEM EGOÍSMO.
E qual a recompensa do cristão que se veste da armadura de Deus?
Apocalipse 1:7 diz: “Eis que vem com as nuvens…” e Apocalipse 2:11 “O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte.”
Ou seja, quando Jesus voltar, os que lutaram com Jesus, revestidos de todas a armadura, não sofreram mais. E herdará um novo céu e uma nova terra. Apocalipse 21:1-5. O vencedor herdará todas estas coisas, e ainda será chamado filho de Deus.
Se você não está com o seu sistema de proteção ainda há tempo. E neste momento aceite a armadura que Deus recomendou para você.
E se você já está com esta armadura, continue com ela até o fim, e você ganhará a melhor das recompensas, que é viver eternamente ao lado do nosso Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário