terça-feira, 22 de maio de 2012

A LEPRA



A Lepra

Letiticos Cap. 13-14

... Para que possamos entender o livro de Leviticos, precisamos Ter em mente sempre que nele temos tipos, sombras e figuras. De acordo com Hebreus, Cristo é a realidade de todas as figuras do Antigo Testamento.



O que causa a lepra?

Certamente ela é causada por um bacilo que entra no organismo humano e o contamina de uma forma geral. Sim, a lepra é algo exterior, mas também podemos dizer que ela é interior, porque esse microorganismo precisa entrar no corpo para se tornar uma doença. Dessa forma, a lepra compreende fatores exteriores e efeitos internos, ou seja, a causa vem de fora, mas os efeitos estão dentro do corpo.

 A lepra aloja-se no corpo humano e pode demorar muito tempo para manifestar-se. É como o pecado que está em nosso interior, mas aparece ocasionalmente. Às vezes ele se manifesta como orgulho, como rebelião contra Deus, como inveja dos outros, como ambição etc. Precisamos que o Senhor Jesus nos ilumine para vermos claramente nossa situação e nos dê um caminho para vencer a lepra (do pecado).

Casos de Lepra na Bíblia

 O caso de Moisés

 A Bíblia relata pelo menos três casos de pessoas que foram castigadas com lepra. Há ainda o caso de Moisés, em que a lepra foi um sinal mostrando-lhe como ele precisava depender de Deus. A história de Moisés divide-se em três períodos de quarenta anos. No primeiro, ele foi instruído em toda a ciência do Egito tornando-se poderoso em palavras e obras assim como um grande líder. Mas viveu uma situação que o forçou a fugir para a terra de Midiã, onde ficou apascentando o rebanho de seu sogro Jetro. No deserto Moisés não tinha a quem liderar nem como usar sua eloqüência ou tudo que aprendera. Ele passava os dias pastoreando ovelhas. Deus permitiu isso para levar a morte toda sua capacidade natural, de tal maneira que aos 80 anos ele se julgava incapaz de fazer qualquer coisa para Deus. Foi nesse momento que Deus lhe apareceu, chamando-o para que tirasse seu povo do Egito. Antes, porém de ser usado por Deus para executar tão grande tarefa, era necessário que Moisés conhecesse a si mesmo e o que havia no seu interior.

Por entre as chamas de uma sarça ardente, Deus ordenou-lhe que pusesse a mão no peito. Ao fazê-lo sua mão ficou leprosa. Depois, tornou a colocar a mão no peito conforme a ordem de Deus, e quando retirou estava limpa. Por meio desse sinal Moisés entendeu que o seu interior estava cheio de lepra. Sabendo disso, ele aprendeu a depender inteiramente só de Deus e a não confiar em si mesmo. Essa foi uma característica sua por toda a sua vida. Paulo também percebia isso. Porque eu sei que em mim, isto é na minha carne, não habita bem nenhum?(Rom 7:18) Jesus também disse: Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios (Mt. 15:19) Por isso precisamos conhecer bem quem somos para não confiar em nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário